De

logocalarjamais


A liberdade de expressão é um direito fundamental, base de toda sociedade democrática. Não à toa, em tempos de avanço do conservadorismo e de ruptura democrática em nosso país, as violações à liberdade de expressão têm se intensificado. Da repressão aos protestos de rua à censura privada ou judicial a conteúdo nas redes sociais, passando pela violência contra comunicadores, pelo desmonte da comunicação pública e pelo cerceamento de vozes dissonantes dentro das redações, nossa diversidade de ideias, opiniões e pensamentos tem sido sistematicamente calada.

Para chamar a atenção da sociedade para a seriedade de tais violações, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, em parceria com diversas organizações da sociedade civil, lança a campanha “Calar jamais!”. Por meio desta plataforma, queremos receber denúncias de violações que ocorram em todo o país e dar maior visibilidade a esse problema.

Se solicitado, as informações sobre os denunciantes ficarão anônimas. Um grupo de especialistas e organizações que trabalham com o tema da liberdade de expressão analisarão os casos recebidos e, confirmada a violação, as informações serão divulgadas. O FNDC não dispõe de estrutura para acompanhar os casos individualmente, prestando assistência jurídica às vítimas de violações. Mas a campanha encaminhará as denúncias confirmadas para todas as autoridades competentes – dentro e fora do Brasil – dando ampla divulgação aos casos.

Contamos com a sua participação para divulgar a campanha “Calar jamais!” e, principalmente, para denunciar as violações em curso. Participe!


 Desejo que minha denúncia seja anônima. Neste caso, somente o conteúdo da denúncia poderá ser divulgado.

Estado

Tipo de violação
OBS.: Se a denúncia envolver dois ou mais tipos abaixo, faça denúncias separadas para cada um deles

 Violência contra jornalistas/comunicadores Violência contra ativistas e/ou repressão a protestos e manifestações políticas Censura na publicação, compartilhamento ou acesso à conteúdo na internet e/ou redes sociais Censura praticada por veículo de comunicação ou em redações jornalísticas (vedação à publicação de matérias/fotos/imagens, intervenção indevida, intimidação e/ou coerção quanto à veiculação de determinados conteúdos) Cerceamento à livre manifestação de pensamento e/ou artística em espaços coletivos Perseguição judicial e/ou política decorrente de divergência de opinião ou trabalho jornalístico Outro

Especifique

Data da violação

Descrição da violação* (por favor, descreva, com o maior detalhamento possível, o tipo de violação à liberdade de expressão sofrida)

Autor da violação

Local onde ocorreu a violação

Anexe documentos relativos à violação denunciada (caso você tenha fotos, vídeos, texto ou qualquer outro arquivo que ajude a demonstrar a violação cometida, por favor, envie por aqui e nos ajude a processar de forma mais rápida a sua denúncia. Tamanho máximo: 10 MB).


Dúvidas sobre essa iniciativa podem ser enviadas para o e-mail [email protected] ou esclarecidas por telefone:
(61) 3224-8038 ou (61) 3223-3652

Sobre o autor