De

Clique na imagem para compartilhar no Facebook

Clique na imagem para compartilhar no Facebook

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) censurou artigo científico sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Sinaeb). De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a decisão “abriu uma crise com pesquisadores, que falam em censura ao trabalho acadêmico e científico”. O texto havia sido publicado no site do órgão na última sexta-feira, mas foi excluído no sábado.

Segundo a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), o texto censurado “considera a necessidade de estabelecer processos avaliativos mais amplos, participativos e diversificados, que forneçam um conjunto maior de subsídios para formulação, acompanhamento e melhoria de políticas mais inclusivas e equitativas, além de contribuições para aprimoramento das demandas sociais por direitos”.

Para a presidenta da Anped, Andrea Gouveia, “a decisão configura uma censura que vai contra a história de um instituto de estudos e pesquisas”. A exclusão do artigo fez com que a editora do periódico “PNE em movimento” colocasse seu cargo à disposição. Rodrigues considera “inadmissível qualquer decisão de a gestão [do Inep] controlar publicações aprovadas por comitê editorial”.


Faça sua denúncia aqui


#LiberdadeExpressão
#CalarJamais

Sobre o autor